É um absurdo o que está acontecendo com as barcas!
E o pior é que não é de hoje!
A discussão sobre a gestão do contrato de concessão das Barcas é antiga. A polêmica das tarifas, das condições do transporte e dos horários vem de anos.
E com a pandemia, todo o transporte público, no Brasil e no Mundo, sofreu muito.
A redução drástica na demanda de usuários pelo transporte, causou desequilíbrios fortíssimos nos contratos de prestação desses serviços.
O que isso significa para as Barcas?
1. Os contratos são sempre baseados numa demanda de passageiros esperada pela empresa.
2. Com base nessa demanda, que nada mais é o número de passageiros, se estipula uma tarifa que cobre os custos do transporte funcionar com a devida qualidade.
3. Por muitas vezes, há uma série de irregularidades que as empresas vencedoras, as prestadoras do serviço, cometem. E assim, descumprem o contrato.
4. Mas também falta muita atuação do Poder Público, especialmente das Secretarias de Transporte, que não dialogam corretamente como contribuir no equilíbrio dos contratos sem a população pagar o pato.
E quando os contratos estão desequilibrados ou não há fiscalização adequada, o povo sofre.
As barcas, mesmo com uma tarifa alta para os mais pobres, estão com intervalo de mais de 30 minutos na hora do rush!
Enquanto isso, temos um quadro político na Secretaria Estadual de Transporte que não é capaz de lidar com problemas tão complexos. E minha crítica não é pessoal, mas pelo povo não aguentar mais tanto perrengue.
Precisamos amadurecer esse debate tão importante pra nossa sociedade. As cidades do futuro passam pelo fortalecimento do transporte público!
*todas as pontuações aqui servem para os demais transportes de massa (ônibus, trem e metrô).