O aumento da conta de luz foi tão abusivo em 2022 que estamos promovendo uma ação para cobrar ações da Aneel. Fiz esse esquema aqui para explicar pra vocês, de maneira simplificada, o problema que o Brasil está vivendo com a energia.
Por que aumentou a conta de luz?
Quando chove menos que o previsto, fica mais caro produzir energia elétrica no Brasil.
Isso acontece pelo fato da nossa principal fonte de energia ser proveniente das hidrelétricas.
Com menos chuvas, menor o nível dos rios. Consequentemente, menor o volume da água que cai nos geradores das hidrelétricas.
Dessa forma, se produz menos energia nas hidrelétricas.
Matriz Elétrica Brasileira. Fonte: EPE Empresa de Pesquisa Energética (Governo Federal)
O que acontece quando as hidrelétricas produzem menos energia?
Se as hidrelétricas passam a produzir menos, a tendência é faltar energia na casa das pessoas.
Para isso não acontecer, são acionadas algumas ajudas para abastecer a população.
Algumas dessas ajudas são as termelétricas. Elas funcionam a partir de derivados de petróleo, gás natural e biomassa. Não dependem da chuva para gerar energia. Porém, seu funcionamento é mais caro.
Esse acréscimo no valor da geração de energia elétrica é repassado ao consumidor de duas maneiras:
a) Bandeira tarifária é uma delas. A bandeira verde (tudo normal), amarela (sinal de alerta) e vermelha (a coisa está feia).
b) Já a Taxa de Escassez Hídrica é para quando, mesmo acionando as termelétricas, as coisas não são resolvidas. E o resultado é que se recorre a outras formas para não rolar o famoso “Apagão”.
Matriz Energética Brasileira. Fonte: EPE Empresa de Pesquisa Energética (Governo Federal)
E as últimas contas de luz?
Ultimamente, nós estávamos pagando a Bandeira Vermelha e a Taxa de Escassez Hídrica. Por isso do aumento vertiginoso nas contas.
A bandeira tarifária é estipulada todo mês. Já a taxa de escassez hídrica é implementada pra valer por um período, estando diretamente ligada a um aumento de custos de produção. Não deve “sobrar dinheiro” proveniente dessa taxa.
Por conta da escassez, o Brasil fez um leilão emergencial onde o preço da energia estava custando 7x mais, para atrair mais empresas que seriam responsáveis por gerir as usinas termelétricas. Foram 17 usinas contratadas. Porém, apenas uma cumpriu o cronograma e já está em funcionamento.
E essa bagunça toda no setor elétrico está prejudicando quem?
Isso mesmo! Todos nós. Eu e você.